O que você deve esperar ao contratar uma consultoria de Vendas

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Tudo que você deve saber ao contratar uma consultoria de Vendas

consultoria de vendas
Você já tem seu produto ou serviço pronto pra entregar, investiu em vendedores bons de mercado, e agora é só esperar as vendas começarem. Depois de meses, esse processo não está funcionando bem e de repente você percebe que não está lucrando. Algo está errado, você sabe que poderia vender mais. Aí vem a pergunta clássica: por onde começar? Onde estou errando?

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Não é raro o gestor de vendas ou o proprietário se deparar com os dilemas: contrato alguém mais experiente na área? Invisto em treinamentos para melhorar meu time de vendas? Invisto em gerar leads da internet com campanhas?

É natural que ocorram estas dúvidas, principalmente se o seu negócio é de um mercado relativamente novo, onde até mesmo seus concorrentes estão aprendendo a trabalhar pra ter melhores resultados.

Nessa hora aparecem alternativas de ajuda de fora da empresa. As consultorias de vendas foram criadas com o objetivo de auxiliar diferentes tipos de empresas a utilizarem as ferramentas e metodologias novas para atender um novo comportamento do consumidor: que utiliza a internet para se informar e tomar suas decisões de compra.

Neste artigo, vamos explicar alguns pontos para sua empresa conseguir ter o melhor resultado e aproveitar ao máximo de uma consultoria em vendas.

A responsabilidade de uma consultoria em vendas

diagnostico consultoria de vendasFazer um diagnóstico:

Se a empresa de consultoria que você contratou não começa com um diagnóstico, ela está atuando pelo achismo, antes de se quer começar algum trabalho, é imprescindível que entenda muito bem seu mercado, seus problemas e seus processos.

Realizar uma análise de todos os processos de marketing e vendas em todos os pontos e canais (site, redes sociais, blog, email, etc). Geralmente nesse diagnóstico inicial, alguns pontos de melhoria mais imediatos já ficam bem óbvios. Como por exemplo, melhorar o formulário do site na parte de contato, colocar em evidência e facilitar o cadastro são coisas simples e rápidas de se resolver e já surtem um efeito rápido.
Outro ponto de imediato é o monitoramento para análise. Sem isso, como você saberá que está dando certo cada ação sua? Nós da vendas para tecnologia chamamos este estágio de “Aonde você está”.

Realizar um planejamento: 

a man pointing to the illuminated bulb

Entender os objetivos da empresa, entender o momento e a realidade da empresa e definir metas a serem cumpridas pela equipe de vendas, ticket médio esperado de vendas e público alvo.

Depois deste alinhamento, deve ser definido um planejamento alinhado com os objetivos da empresa. Assim será possível saber o quanto a empresa está disposta a investir e o tempo para o retorno dos resultados.

Por exemplo: Para a empresa bater as metas esperadas para o próximo mês são necessárias quantas ligações ou emails? Quantas leads a equipe de marketing precisa gerar para chegar nesse número? Qual a taxa de conversão necessária para transformar essas leads em clientes?

Nós chamamos esta parte de “Aonde você quer chegar”.

Direcionamento das atividades:

Palm opening business man with lighting blub
Depois de entender o cenário e montar um planejamento, é chegada a hora de partir para ação. A Nerus consultoria por exemplo, define as atividades e orienta seus clientes em quais atividades ela deve executar. Explica o que deve ser feito e como deve ser feito.

Por exemplo: um dos problemas diagnosticados é a baixa qualidade dos leads que vendas está recebendo/prospectando. As atividades propostas podem ser entre a definição correta de sua persona e alinhamento de como conseguir esses leads qualificados.

É importante ressaltar que as empresas devem utilizar a consultoria para aprender os processos de vendas, como é feito também na parte conceitual e não só na prática. E claro, as atividades do dia-a-dia devem ser feitas pela própria empresa.

Nós chamamos esta parte de “Como você vai chegar”.

O que não esperar de uma consultoria de marketing digital

Execução das atividades:
Algumas empresas geram a expectativa de que a consultoria deve executar atividades como enviar emails, prospectar e até postar nas redes sociais.

Existem sim algumas empresas que prestam alguns serviços como estes, mas não é o padrão. Geralmente agências costumam assumir esse papel, na consultoria o comportamento é diferente!

O papel do consultor é direcionar essas atividades e construir junto a estratégia e as táticas. Quando o assunto é execução fica a cargo da empresa, por isso é altamente recomendado que a empresa tenha pelo menos um responsável pelas vendas.

Disponibilidade 24 hrs do consultor: 
Como a maior parte das consultorias empresariais, a consultoria de vendas normalmente é negociada em um pacote de horas ou em um tempo pré-determinado de atividades/reuniões. É importante então alinhar com o consultor antes a metodologia de trabalho para não haver surpresas, definindo pontos como: momentos para suporte de dúvidas, tempo para reuniões de definições estratégias, momentos de aprendizagem e canais de contato (email, skype, telefone). Com alinhamentos iniciais, a empresa consegue ter um aproveitamento melhor das horas investidas.
Conclusão: Quando contratar uma consultoria de vendas?
O momento de contratar uma consultoria de vendas é quando a empresa possui pelo menos uma pessoa focada em vendas e está disposta a se comprometer com os resultados. Que está com dificuldade em bater as metas ou quer expandir para um próximo nível.

Aqui na Vendas para tecnologia criamos uma metodologia que ajuda empresas a prospectarem até 300% mais leads qualificados com a metade do tempo. Acreditamos que é mais fácil quando se tem em mente um funil de vendas e focamos as atividades em gerar volume e otimizar cada etapa do funil, acelerando assim, os resultados que vão impactar nas vendas, para saber mais entre em contato aqui.

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